Postos de Transformação

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Fonte: Manual de Boas Práticas para a manutenção de Postos de Transformação de cliente.

A EPMF enquanto empresa de referência do sector eléctrico tem como responsabilidade a sensibilização de todos os seus clientes relativamente à importância da qualidade de serviço.

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Do ponto de vista da qualidade de serviço, o sistema elétrico corresponde a um sistema interligado, baseado no conceito de “rede partilhada” e que é influenciado pela produção, transporte e distribuição de energia elétrica, assim como pelas instalações elétricas dos clientes. As instalações elétricas dos clientes podem estar na origem de perturbações da qualidade de energia que, para além das consequências diretas nas próprias instalações, têm muitas vezes repercussões na exploração das redes elétricas, o que, por inerência, acaba por influenciar negativamente a continuidade de serviço e a qualidade de energia das instalações adjacentes. Exemplo dessa realidade são os postos de transformação de cliente que, sendo parte integrante das instalações elétricas dos clientes de média tensão, quando não devidamente mantidos, podem proporcionar a ocorrência de defeitos e os consequentes efeitos nefastos que estes podem provocar na sua própria instalação, na rede de distribuição e consequentemente nos restantes utilizadores de rede.

Porque Realizar a manutenção às suas Instalações?

Os atuais sistemas de energia elétrica, pela sua interligação e capilaridade, constituem uma infraestrutura partilhada entre todos os seus utilizadores, que atualmente ultrapassa a extensão do próprio país. Esta partilha de infraestruturas traduz-se em benefícios diretos para os utilizadores através da capacidade de recurso entre elas, mas também incorpora um risco de maior propagação de perturbações originadas por incidentes que possam ter origem em qualquer ponto da rede.

Uma cuidada escolha de soluções técnicas e materiais aplicados, associada a uma adequada manutenção da totalidade das instalações ligadas à rede elétrica, contribuirá para uma considerável melhoria da qualidade do serviço percecionada por qualquer utilizador de rede e, consequentemente, para um aumento das vantagens competitivas dos vários setores económicos. Considera-se assim que a componente das perturbações introduzidas na rede de distribuição com origem na instalação particular do cliente é um aspeto que diz respeito a todos os utilizadores, dai a necessidade de serem tomadas medidas preventivas, como sejam, o integral cumprimento dos planos de manutenção definidos para as instalações ligadas às infraestruturas da rede de distribuição.

As acções aplicam-se aos seguintes postos de transformação:

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Maior proximidade com as necessidades dos clientes, fornecendo um serviço integrado.