Estamos habituados a efectuar testes em baixa tensão tanto aos equipamentos como aos cabos eléctricos e suas protecções.
No entanto, negligenciamos muitas vezes a real necessidade de se efectuar testes na Média Tensão.
A manutenção de um Posto de Transformação deverá além de toda a limpeza, reapertos e medições de terras aproveitar o tempo de paragem do transformador para efectuar a medição do isolamento da cablagem de Média Tensão, com recurso a um Megaohmímetro.
Nos sistemas de média tensão, o teste de isolamento é ainda mais importante porque é muitas vezes sob maior tensão eléctrica que as o isolamento apresenta falhas que tendem a ser mais prejudiciais para a instalação e potencialmente mais perigosa.
Os danos no isolamento não ocorrem apenas no momento da sua fabricação ou instalação. Muitas vezes durante a manutenção à instalação são feitos pequenos movimentos que podem colocar em causa o seu correcto funcionamento. Além de que ao longo do tempo é normal o isolamento se degradar.
Assim, todo o isolamento começa a deteriorar-se a partir do momento em que é posto em serviço.
No entanto, a capacidade de prever com precisão o tempo de utilização em condições de segurança é uma ajuda inestimável para evitar tempo de inactividade e manutenção não planeada.
O teste é a chave, mas só pode ser um indicador confiável se foram realizados correctamente usando o equipamento apropriado.
O recurso ao teste de isolamento com utilização de um Megaohmímetro é fundamental.
Para obter resultados fiáveis, este tem de ser elevada o suficiente para medir de forma eficaz a resistência de isolamento, mas não tão elevada que sobrecarregue o isolamento durante o ensaio e o danifique.
Algumas normas relativas a testes específicos de equipamentos de isolamento, como IEEE43:2000, no entanto recomendamos o uso de tensões superiores a 5 kV para um teste de resistência de isolamento.
Para as instalações de média tensão deverá ser utilizado um aparelho de teste de isolamento, com uma tensão nominal de 5kV ou 10kV.
Os resultados são a chave de sucesso:
Quando o teste de tensão é aplicada a uma peça de isolamento, uma corrente flui. Esta corrente é constituída por duas componentes principais.
O primeiro representa a corrente de carga capacitiva, que inicialmente é grande, mas em muito pouco tempo decai exponencialmente para um valor próximo de zero, desde que o instrumento tem uma capacidade de corrente suficiente para carregar totalmente a capacitância do produto em teste.
O segundo componente é a absorção ou a corrente de polarização, que é o resultado de três efeitos – um desvio geral dos electrões livres através do isolador como uma resposta para o campo eléctrico aplicado. Esta corrente também decai para zero mas ao longo de um tempo maior do que a corrente capacitiva.
Ao longo das manutenções, com a ilustração e registo dos resultados obtidos no decorrer dos anos poderá ser verificado o estado do isolamento.
A base de dados assim produzida é uma ferramenta poderosa para iniciar a manutenção preventiva, eliminando o custo e a inconveniência de avarias.
Durante a Manutenção preventiva ao Posto de Transformação questione e solicite a medição deste parâmetro.
NOTA: A evidência do cumprimento do plano de manutenção preventiva é indispensável para accionar a garantia de qualquer máquina.